sábado, outubro 01, 2011

Flash Mob "DE- RE-PEN-TE, Colocou Londrina para Dançar

No sábado, 1º de outubro, a qualquer momento, os passantes poderão surpreender-se com o acontecimento inusitado. Trata-se do Flash Mob “De-re-pente”, que lança oficialmente o Festival de Dança de Londrina 2011.

A intervenção urbana surpresa, organizada por Milene Duenha e pelo Centro Social Marista Ir. Acácio (Londrina), reúne um grupo de quase 300 pessoas das mais diversas faixas etárias e procedências. Além de educandos do Centro Social, a idéia ganhou parceiros de outros projetos sociais e artísticos da cidade, e adeptos que souberam da performance por meio de redes sociais.

O Flash Mob “De-re-pente” tem como objetivo dar as boas vindas ao Festival de Dança e, por extensão, chamar a atenção para a presença da arte no cotidiano. A ideia surgiu do interesse em pesquisar formas de intervenções urbanas diante de discussões sobre consciência ambiental do projeto “Ambiente, eu no meio”, desenvolvido com as turmas de Expressão Corporal do Centro Social Marista.

A performance começou com a criação coletiva de uma coreografia envolvendo crianças, adolescentes e jovens, e logo contou com o apoio da turma de hip hop do projeto “A Rua Dança a cidade”, Troupe Tangará e grupos de capoeira.

Como a intenção era a de envolver um grande número de pessoas, conforme requer o conceito de Flash Mob, foram feitas divulgações em mídias sociais, como Facebook e Orkut. Diante da grande adesão, houve necessidade de organizar a forma de participação de cada grupo por meio da divisão do trabalho em módulos coreográficos.

A partir desta estratégia, a organizadora Milene Duenha separou os 300 participantes em blocos. Em nenhum momento realizaram-se ensaios coletivos no local onde será executada a performance para preservar o elemento surpresa. Vem daí também o ineditismo da ação. Os participantes - alguns não ligados necessariamente à área da dança - dedicaram-se pelo menos um mês aos ensaios para a concretização do Flash Mob.

Tão rápido quanto entraram na dança, os participantes dispersam-se após a performance, voltam aos seus afazeres diários. Fica, no ar, o clima de festa e celebração à arte do movimento que domina Londrina nos próximos seis dias.

O 9º Festival de Dança segue até quinta-feira (6). As apresentações acontecem diariamente, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...