terça-feira, setembro 27, 2011

A PLURALIDADE DA DRAMATURGIA PARA O TEATRO DE RUA


No mês de Junho de 2011 ocorreu em São Paulo o 1º Seminário Nacional de Dramaturgia para o Teatro de Rua, uma realização do Núcleo Pavanelli – teatro de rua e circo – Centro de Pesquisa para o teatro de rua Rubens Brito. Foram dias intensos na UNESP – Barra Funda. O Seminário tinha como objetivo norteador colocar em discussão a pluralidade das formas dramatúrgicas utilizadas nas praças e ruas do Brasil.
Tratando-se de caráter nacional foram convidados artistas-fazedores desta dramaturgia, como Amir Haddad (Grupo Tá na Rua/RJ), Júnio Santos (Grupo Cervantes do Brasil e Movimento Escambo/CE e RN), César Vieira (TUOV/SP), Márcio Silveira (Grupo Teatral Manjericão/RS), Juliano Espinhos (Grupo Vivarte/AC), Hélio Fróes (Grupo Nu Escuro/GO), Luciene Borges e Leonardo Lessa (Galpão Cine-Horto/MG), Alexandre Krug (Cia São Jorge de Variedades/SP), Marcos e Simone Pavanelli, e os integrantes do Núcleo de Dramaturgia do CPTR Rubens Brito: Áurea Karpor, Luiz Checchia e Thomas Holesgrove. Diante deste quadro de convidados tivemos notadamente a participação de representantes de todas as regiões do Brasil.
Ler na Integra:
O evento de quase um mês teve início no dia 03/06 com o Professor Alexandre Mate (IA/UNESP) debruçando-se sobre o tema "O Teatro de Rua e Suas implicações sociais e políticas", já no dia 08/06, os Professores Mário Bolognesi e Fernando Neves discorrendo sobre o tema "Dramaturgia do Circo – as entradas de palhaço e o circo-teatro". No dia 11/06 houve um grande encontro com mais de vinte grupos discutindo sobre "Processo Colaborativo". Destes encontros não participei, mas faço o registro para demonstrar o quanto os realizadores pensaram numa maior abrangência possível do tema em questão. Mais detalhes podem ser obtidos no site: www.nucleopavanelli.com.br
Lia na íntegra Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...