quinta-feira, novembro 25, 2010

A história do Brasil contada por meio da Cultura Popular



Mariana Matias
Três personagens bíblicos, Jesus, Madalena e o Diabo são o pano de fundo para o Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada de Sorocaba - SP contarem alguns dos principais acontecimentos históricos do Brasil, como a primeira missa, a catequização dos índios e a chegada da família real.
A seleção desses momentos históricos ímpares tratam de fatos que contribuíram, segundo o olhar do grupo, para a formação da identidade cultural brasileira.

Como foi a escolha da temática apresentada em "Pindorama, a Saga de um Cristo"?
Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada: Há sete anos pesquisamos o teatro popular e as possibilidades de democratização da arte teatral. Em "Pindorama", houve uma pesquisa de dois anos, onde os integrantes do grupo traziam temáticas relacionadas à história do Brasil. Tudo começou quando o grupo decidiu optar por uma dramaturgia que não precisasse de processos escritos, mas sim por uma dramaturgia própria, feita de discussões, pesquisas e troca de experiências e idéias com o público. O espetáculo trás uma temática popular, oferece ao espectador aquilo que ele quer ver, mas sempre com um viés político.


Como surgiu o grupo?
Nativos Terra Rasgada: Aqui em Sorocaba quem quisesse ser ator migrava para São Paulo. Partindo dessa premissa pensamos em montar um grupo local. A primeira ação do grupo foi oferecer uma oficina, em 2003, para adolescentes, sempre em busca da relação com o público. Desde o começo trabalhamos com o Teatro Popular, que fala a língua do povo, até porque nossos atores moram em bairros periféricos.

Gostaria que vocês falassem sobre a importância da participação do grupo na VII Mostra.
Nativos Terra Rasgada: Trocamos experiências o tempo todo com o público, dependemos dessa interferência para construírmos nosso trabalho. Para nós isso vira dramaturgia. E participar da Mostra pra gente é isso, trocar experiência com FTO e com todos os demais grupos que vem à Londrina.


O espetáculo "Pindorama: A Saga de um Cristo" será apresentado hoje (dia 26), às 17h no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...