domingo, fevereiro 14, 2010

Caminhos para um Teatro Popular começa em Março

Projeto dos Grupos Populares da FTO Londrina: "Caminhos para um Teatro Popular", começa em março com espetáculos em praças públicas, oficinas e Mostra.





"Caminhos para um Teatro Popular" é nome do Projeto que reúne uma ação conjunta dos Grupos de Teatro Popular Ligados a FTO - Londrina. Os Grupos "Encenação de Teatro", Grupo "Caos e Acaso de Teatro" e "Grupo Oficina de TO"; realizarão um circuito de 15 apresentações gratuitas em praças públicas (no centro e nas periferias da cidade). Além disso, o Projeto também prevê oficinas de capacitação em Teatro Popular para grupos teatrais da cidade, Uma Mostra de Teatro Popular e uma públicação que será lançanda no final do ano, sistematizado as ações desenvolvifdas durante o tempo de realização do Projeto.

O Objetivo principal do Projeto (aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura - PROMIC 2010) é desenvolver uma série de atividades co-relacionadas, visando o Fortalecimento e Ampliação do Teatro Popular realizado na cidade de Londrina em todas as suas manifestações. Entendendo, que “popular”, segundo os Grupos, não é meramente sinônimo de linguagem ou gênero, mas referem-se essencialmente as suas formas de produção e a criação e ampliação de novos mecanismos de circulação Culturais desmercantilizados que sejam de interesse da maioria da população.

"Buscamos com esta pesquisa, começar uma sistematização de novos procedimentos de trabalho, que possam ser transmissíveis a outros grupos que tenham interesse pelos mecanismos de Produção de um Teatro Popular, buscando, nas palavras de Brecht, conciliar a preocupação estética com a inquietude política, sem nunca submeter uma à outra, mas, justamente, encontrando um novo e surpreendente significado para ambas" - Diz Roberto Sales, diretor teatral e coordenador do Projeto. " A função social da arte não se reduz a reproduzir a sociedade de seu tempo. O principal objetivo – quer pelo conteúdo, quer pela forma – trata-se de desempenhar um papel transformador a um só tempo cultural e político. E, acima de tudo – e tanto mais nos espetáculo/experimentos propostos –trata-se de desnaturalizar aquilo que é histórico." Concluí.
Os espetáculos que estarão na grade da circulação serão:
"Dias Contestados" - Grupo Encenação de Teatro.
"O amor é mesmo assim?" - Grupo Caos e Acaso
"Valor de Troca" - Grupos Caos e Acaso / OTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...