terça-feira, setembro 15, 2009

Vilas Culturais Promovem Oficinas de Teatro do Oprimido


A Vilas Culturais Brasil e Casa do Teatro do Oprimido estão realizando conjutamente desde o dia dia 12 de setembro, oficinas gratuitas de Teatro do Oprimido.

Os cursos que terão duração de dois meses estão sendo coordenados pelos multiplicadores Thiago Patrocinio (Vila Brasil) e Marcelo Bezerra (Casa do TO) . Os Cursos acontecem todos os sábados das 9h às 12h nas sedes da Vila Cultural Brasil, localizada na Rua Uruguai 1656, na Vila Brasil; e Na Casa do Teatro do Oprimido, Rua Benjaim Contant 1337. Centro.

As inscrições ainda encontram-se abertas e podem ser realizadas nos Locais.
(ver folder em anexo) O Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral, criado na década de 60 pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo.
De acordo com o Multiplicador, Thiago Patrocínio, os cursos tem o objetivo de apresentar as principais técnicas TO que é representado por personagem que luta para transformar a realidade. Entre as técnicas a serem ensinadas estão o teatro-fórum e o teatro-jornal.Segundo o Multiplicador, no teatro-fórum os participantes encenarão duas ou mais cenas baseadas na suas experiências pessoais. “É onde ocorre a encenação de um problema real. Onde os espectadores são convidados a entrar em cena, substituir o personagem oprimido na cena e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos” explicou.
Já o teatro-jornal, conforme Thiago Patrocínio, é quando os participantes encenam duas ou mais cenas baseadas em leitura e análise de noticias de jornais. “Consiste na escolha de uma determinada notícia, publicada no meio impresso, que é discutida pelo grupo, procurando deste modo verificar quais os pontos que eventualmente sofreram censura, quais os interesses por detrás da informação ali contida, como as pessoas descreveriam o fato, etc.”As inscrições para a oficina do Teatro do Oprimido podem ser feitas pelo telefone 3324 8056. (Viola Cultural Brasil) e 3324-9121 Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido.

As Vilas Culturais Brasil e Casa do Teatro do Oprimido fazem parte do Programa Vilas Culturais que compõem Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Promic, da Prefeitura de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...