quinta-feira, setembro 10, 2009

Nota de Apoio ao Movimento ELT em ALERTA


A Escola Livre de Teatro, projeto artístico-pedagógico que se afirmou como referência para a formação de atores no Brasil e que se aproxima agora dos seus 20 anos de enraizamento na cidade de Santo André, acaba de sofrer um golpe violento: seu coordenador, o ator Edgar Castro, foi sumariamente demitido!

Desta maneira:

A Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina, (FTO) como também seus Grupos Populares vem através deste Expressar Solidariedade Ativa ao Movimento ELT em ALERTA, como também ao ATO PÚBLICO PELA PRESERVAÇÃO DO PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ; a ser realizado 11 de setembro as 14:00 horas em Santo André - SP.


A seguir, segue o manifesto que a ELT está circulando para tratar do assunto. Para mais informações, acesse: http://www.movimentolivre-sa.blogspot.com/ ou http://escolalivredeteatro.blogspot.com/


ELT em Alerta!

A Escola Livre de Teatro, projeto artístico-pedagógico que se afirmou como referência para a formação de atores no Brasil e que se aproxima agora dos seus 20 anos de enraizamento na cidade de Santo André, acaba de sofrer um golpe violento: seu coordenador, o ator Edgar Castro, foi sumariamente demitido – para que novamente se plante a velha e já conhecida política de desmantelamento dos quadros críticos que ali atuam e que têm conduzido com diferencial criativo a trajetória da Escola.

É assustador, mas nada novo: foi exatamente assim que as coisas aconteceram há aproximadamente dezessete anos atrás, quando houve a chegada do prefeito Newton Brandão (PSDB) ao poder. Este prefeito e seus secretários brutalizantes realizaram a mesma operação de desmanche da ELT agora proposta – criando intervenções absurdas e condições precárias de trabalho que feriram frontalmente a manutenção de seu projeto pedagógico.

Um projeto contundente como este (radical desde seu nascedouro, quando foi parido pela artista Maria Thaís Lima Santos, hoje professora doutora da USP; e coerentemente transformado pela experiência, pelos seus diversos mestres, em todos estes anos), para se preservar, não pode dialogar com a descarada mediocridade de idéias e, muito menos, com a mera reprodução de modelos falidos que vigoram nos sistemas educativos corriqueiros.

A ELT nasceu e sempre foi diferente e é justamente sua diferença o que lhe confere os louros amplamente colhidos como “projeto que deu certo na cidade de Santo André” e que se tornou referência nacional de ensino de teatro (hoje, chegam pessoas de todo o país para estudar na Escola Livre).

Não bastasse a plena e profunda desaprovação de toda a comunidade da Escola em relação a esta atitude autoritária, o que se percebe claramente é o sucateamento do projeto radical de formação de atores (que sempre esteve baseado no diálogo e na autonomia criativa – daí o nome “Livre” que lhe consagrou).Para piorar a situação, a atual Secretaria de Cultura (que se gaba por produzir festas com música sertaneja na cidade) quer fazer engolir, de cima pra baixo e irresponsavelmente, o descarado clientelismo, impondo como figura de liderança para a Escola uma amiga de infância do atual prefeito do PTB, Dr. Aidam. Esta senhora, uma desajeitada tal de Eliana Gonçalves, é pessoa absolutamente desqualificada para ocupar esta função e completamente desconhecida nos meios teatrais (diferença brutal em relação aos atuais mestres).

Que uma prefeitura não tenha bons projetos culturais, especialmente quando eleita de supetão e susto, é até comum. Mas quando a falta de projeto vem acompanhada de corrupção (quase nepotismo!) e mediocridade, é ponto revoltante que deve ser comunicado a toda a comunidade, na imprensa e no boca-a-boca (especialmente em casos como este, já que o prefeito Dr. Aidam prometeu, em sua posse, manter vivos os projetos que funcionassem bem na cidade).Hoje a Escola Livre de Teatro recebeu um duro golpe. Mas quem sai machucada mesmo é a cidade de Santo André. Começamos a ver o rosto do lobo por trás da máscara de cordeiro!


Um comentário:

  1. É muito importante este apoio. Obrigada! Um projeto precioso como a Escola Livre de Teatro, com toda sua origialidade, não pode ser ameaçado.
    ELT, Viva! Evoé!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...