segunda-feira, outubro 20, 2008

CARTA DA LAPA


Carta da Lapa
Teatro do Oprimido no Brasil

Na sede do Centro de Teatro do Oprimido, na Lapa, Rio de Janeiro, de 03 a 07 de setembro, nós, Multiplicadores de PE, SE, GO, MG, ES, SP e RJ, realizamos o primeiro Encontro Nacional de Teatro do Oprimido com o objetivo de discutir e estruturar estratégias de articulação de uma Rede de TO no Brasil.

Entendemos ser urgente a criação de uma Rede que articule praticantes de Teatro do Oprimido, espalhados pelo Brasil, para estimular a cooperação mútua, fortalecer as experiências locais, ampliar a difusão do Método, concernente a seus princípios fundamentais e realizar Encontros Nacionais.

Para tanto, torna-se urgente a promoção de encontros locais de articulação, direcionados aos e às Praticantes que cultivem e reafirmem os fundamentos da Árvore do Teatro do Oprimido: Ética e Solidariedade; e suas metas: Multiplicação e Ações Sociais Concretas Continuadas para transformação de realidades opressivas.

Esses encontros objetivam a identificação das iniciativas em curso, a definição de objetivos e metas comuns, a criação de espaços para troca de experiências e estímulo à cooperação e para a articulação de praticantes, através da instituição de Coletivos Locais, que se farão representar no movimento de criação da Rede de TO no Brasil.

De 01 a 04 de Abril de 2009, no Rio de Janeiro, com presença de Augusto Boal, acontecerá o Seminário TO no Brasil, quando pretendemos sistematizar as diversas propostas locais, encaminhadas pelos Coletivos instituídos e apresentadas por seus representantes, e definir os alicerces da Rede.

Até lá, além dos encontros locais e do grupo de discussão na internet, teremos várias oportunidades para ampliarmos e aprofundarmos essa discussão nos seguintes Eventos Públicos. Em outubro: Mostras Estaduais Fábrica Nordeste; em novembro: Mostra Espírito Santo, Mostra FTO Londrina, TEIA Nacional; Mostra Regional Fábrica Nordeste; em fevereiro/09: Fórum Social Mundial; em março: Mostras Ponto a Ponto.

Vale ainda lembrar que 16 de Março, aniversário de Augusto Boal, é o Dia Mundial de Mobilização do Teatro do Oprimido, com eventos simultâneos acontecendo nos mais diversos recantos do planeta. Nosso movimento, TO no Brasil, pretende realizar e estimular a realização de eventos que ratifiquem a presença do Método pelos quatro cantos do país. Para tanto, conta com o empenho e adesão de seus praticantes.

Em São Paulo e em Minas Gerais já existem agendas de encontros com vistas às articulações locais. Se você está em MG, faça contato com Meire meirereginap@yahoo.com.br ou Nuno nunoarcanjo@gmail.com . Se for de SP, escreva para redetosp@gmail.com e participe do processo. Nos demais estados, apóie o início do movimento fazendo contato com os parceiros abaixo ou falando diretamente com a redetobrasil@grupos.com.br.

Mãos à Obra!
Multiplicadores e Multiplicadoras de TO
Setembro de 2008

PE – Giba, Isabel, Cláudio. gibapsi@hotmail.com pressaonojuizo@yahoo.com.br

SE – Aldo, Helen - aldoufs@hotmail.com helen_fontes@hotmail.com

GO – Andreydsa andreydsa@yahoo.com.br

MG – Meire, Nuno. meirereginap@yahoo.com.br nunoarcanjo@gmail.com

ES – Wanusa, Felipe wanusa2006@gmail.com

SP – Yara, Kelly, Sérgio, Meire, Fabrício, Douglas. redetosp@gmail.com

RJ – Pâmela, Antonio, Júlio. pampcruz@gmail.com juliocesarto@uol.com.br

Centro de Teatro do Oprimido geobritto@ctorio.org.br

Maiores informações: redetobrasil@grupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...