segunda-feira, outubro 27, 2008

Grupos da FTO realizam Circulação pelo Paraná

"O amor é mesmo Assim?". Grupo Caos & Acaso. Umuarama



Os Grupos Caos & Acaso de Teatro e o Grupo Oficina de Teatro do Oprimido (OTO) estão realizando circulação com seus espetáculos em cinco cidades do PR, nos meses de outubro e novembro em parceria com o Projeto EDUCA SESC 2008.

Os Grupos apresentarão os Espetáculos “O Amor é Mesmo Assim? Ou a história da Mulher que de Vitima foi transformada em Ré” e “Julia Z: Uma História Como qualquer História”, ambos construídos a partir da Técnica “Teatro-Jornal”, uma das principais técnicas da Metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. As Unidades do SESC que receberão as apresentações são: Umuarama, Guarapuava, Maringá, Paranavaí e Campo Mourão.


Os Dois Grupos teatrais fazem parte do Projeto Teatro e Transformação Social, realizado pela FTO, desde 2004, (com patrocínio do PROMIC e REDE CIDADANIA) cujo objetivo é democratização da linguagem teatral e a formação de grupos populares de Teatro em comunidades de Londrina.
Desde o inicio deste ano, os dois grupos estão desenvolvendo uma pesquisa estética, sob a coordenação do diretor teatral Roberto Sales abordando os diálogos possíveis entre o Teatro Épico de B. Brecht e a técnica do Teatro-Jornal, de Boal, procurando investigar o universo teórico e filosófico dos dois autores, aprofundando as ferramentas de teatralidade das experiências anteriores dos dois grupos. Desta maneira, os dois espetáculos apresentam os resultados parciais desta pesquisa, que poderão ser verificadas pelo público londrinense somente na segunda quinzena de novembro, quando estes espetáculos serão apresentados em Londrina.


As apresentações nas Unidades do SESC terão como público, além da comunidade, professores, educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que debaterão com os Grupos em Oficinas (antes das apresentações) as possibilidades de aplicação do Teatro do Oprimido em Programas de educação comunitária, que fazem parte do plano de ação do projeto EDUCASESC.O EDUCASESC é um Projeto do SESC PR que tem como objetivo contribuir para a formação continua de educadores, proporcionando momentos de discussão e reflexão com representantes e líderes comunitários, sobre os problemas relacionados a comunidades. Neste contexto, acreditamos que o Teatro do Oprimido é uma excelente ferramenta para a promoção do Diálogo, através da abertura de espaços informais e lúdicos de discussão.



UMUARAMA

A primeira cidade a receber os espetáculos, foi a cidade de Umuarama. O espetáculo "O Amor é mesmo Assim?", do Grupo Caos e Acaso de Teatro do Oprimido, foi realizado nas dependências da UNIPAR e a oficina aconteceu na própria unidade do SESC Umuarama. A oficina reuniu alunos de diversas áreas, principalmente pedagogia e artístas locais ( um abração especial para a Turma do Palhaço Cenoura- uma galera super talentosa que está batalhando um espaço legal para mostrar suas produções). Nós tivemos a oportunidade de demostrar um pouco do que é o TO, através de jogos e Execícios.


O espetáculo foi apresentado para estudantes do Curso de Pedagogia da Unipar, que tiveram a oportinidade de conhecer mais uma ferramenta poderosa para desenvolver seus trabalho no contexto na educação comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...