domingo, julho 27, 2008

Que saudades do FORROBODÓ....


Roberto Sales (Sebastião - galinheiro) e Glaugo Garcia (O guarda), multiplicadores da FTO. Cena final do espetáculo.


A montagem da Opereta FORROBODÓ, na Oficina de Prática de Coro Cênico no FML, vai deixar mais do que boas saudades...


Como diria Glauco Garcia, multiplicador da FTO, "foi um processo riquissímo".


Primeiro, por que muitas amizades foram descobetas, laços foram estreitados, aproximação, comoção, superação.... e depois, são raros os ambientes de trocas e de diálogo verdadeiro na esfera cultural brasileira. Forrobodó, foi um desses raros espaços. Aproveitamos. Tivemos a oportunidade de alargar nossos horizontes....concretamente.
Nesta cena estão Débora Oliveira, Nádia Burk, Roberto sales, Carol e Josemar Lucas, Multiplicadores da FTO - Dificil reconhecer, né?

Pazendo parte deste processo que nós pudemos perceber "in loco" o que Paulo Freire chamava de transculturalidade: Teatro do Oprimido, capoeira, hip-hop, música erodita, teatro, street dance... Todos em um mesmo processo, com o coração batendo em uníssono, sem perder suas especificidades.

Em primeiro plano Luca (ator do grupo Encenação de TO), que fazio "O Penetra" e ao Fundo - de branco e chapéu - josemar Lucas que fazia "O Mulato".

A experiência com o Forrobodó vai se refletir quase "altomaticamente" em nosso trabalho com os Grupos Populares (muitos integrantes dos Grupos Populares de TO fizeram parte deste Processo), não só no aspécto "técnico", já que tiveram aulas de Técnicas vocais, expressão corporal, interpretação...mas sobre tudo no aspecto humanistico. As lágrimas, que rolaram nos rostos de muitos integrantes - que pisam pela primeira vez no principal palco da cidade - no final do espetáculo me diziam : "é tão bom sermos humanos". Eles choraram. Eu também chorei.



Cena do Discurso. Uma das mais engraçadas do espetáculos.



Fica um agradecimento mais do que especial à Celso Branco e Marcos Marcos Hamellin.
"Somos invencíveis.....Já ÉÉÉ...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...