quarta-feira, julho 16, 2008

MEUS DEUS QUE FORROBODÓ...


São tão raras essas oportunidades que não dá para não registrar...

Para aqueles que não sabem, em Londrina está acontecendo o 28° Festival de Música, um dos Melhores do Brasil. E na vasta grade de atividades Formativas do evento está acontecendo a Oficina de Prática de Coro Cênico, sob coordenação de Celso Branco (De 1987 até 2005, foi integrante do Grupo Vocal GARGANTA PROFUNDA, que teve a direção musical de Marcos Leite, perfazendo no total 18 anos de shows e 2 LPs e 6 Cds gravados. Neste grupo, atuou como cantor, ator e roteirista.) Mas e ai....???

É que Nesta oficina, estão participando Vários Projetos Ligados a Rede Cidadania ( Inclusive os de Teatro do Oprimido), todos imbuídos na Montagem da Opereta "Forrobodó"de Chiquinha Gonzaga.

Além dos músicos e cantores que estão participando do FML, fazem parte desta oficina o Pessoal do HIP-HOP, dança de salão, capoeira, Teatro de Rua, Street Dance....todos no mesmo elenco....agora, imaginem as possibilidades de trocas??? Incontáveis....Diversidade infinda.

A direção geral do Espetáculo é de Marcos Hamellin, também do Rio de Janeiro, que conduz os ensaios que vão das 13:00 às 19:00hs....
Nós da FTO, estamos felizes "di mais da conta...." principalmente, por que tem uma galera nossa no elenco: O Glauco, está fazendo o Guarda, como o esperando, o César, está fazendo o Fuzileiro gago, a Nádia, Uma Mulata , o Josemar Lucas, um Capoeirista, A Débora e a Carol fazem Pessoal do Sereno....surpresa mesmo foi o Luca ( Do grupo Encenação de TO), fazendo o Penetra - muito bom...e eu...depois de quatro anos sem fazer trabalho de ator, fazendo o Sebastião....no minimo, vale a pena ir ver e conferir....ainda tem o Pessoal do Teatro de Garagem que estão mandando super bem....(Preciso escrever sobre eles e o espetáculo "Geni".... mas o tempo tá curto)....e o Leandro na EMT....tá muito avontade no papel... è muita Gente mesmo.......


Forrobodó ainda conta com o maestro Vitor Gorni no comando da batuta e com figurino e cenário de Anick Méijer-Werner.

A opereta está sendo inteiramente montada e ensaiada durante as oficinas do festival, que começaram oficialmente no dia 14 de julho e em 10 dias fará sua primeira apresentação dentro da programação do Festival, dia 28, no Teatro Zaqueu de Melo....


abaixo Trechos do Diario de Bordo realizados por Laila Menechino, que registra o Trabalho pela Rede Cidadania....


Agora, eu vou pra cama....Tenho que acbar de decorar meus textos......



PRIMEIRO DIA, PRIMEIRO ATO

“Que foi isso, que foi isso, porque tanto reboliço?”...

Fragmentos da música “Que será?”, de Francisca Gonzaga.

Na última segunda-feira, dia 14 de julho, chegara o momento do primeiro ensaio com todo o elenco de atores e cantores, na Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Todos estavam solenemente convocados para o Forrobodó. Às 13:00 horas, a oficina começa com uma dinâmica de interação coletiva, cada qual se apresentou e foram divididos por grupos de acordo com suas habilidades e limitações. Após outra leitura do texto, quem é do teatro, foi ensaiar no mesanino com Marcos Hamellin. Quem é do coro, ensaiou com Celso Branco no salão maior. Isso até às 17:00 horas, quando atores e coro se uniram para fazer a primeira ‘passagem’. “Vamos ensaiar no mesanino, vai ser caótico, mas lá em baixo está sem luz. Mas vamos sem piano, fazer o quê? Agora que não dá para carregar o piano de lá de baixo para cima”, explicou Celso Branco.

Sebastião passou a ser de Gil. Ainda faltava definir quem seriam os atores de Escandanhas e Barradas. Teresa do Carmo Bandolin, 65 anos, cujo “nome já é o instrumento e a idade é um detalhe”, tirou risos de todo o elenco ao pressionar o guarda a dar uma solução para o reboliço noturno. Ela participa do projeto da Rede Cidadania Dançando na Rede há cerca de um ano e Forrobodó está sendo sua primeira atuação. “Para mim é uma experiência nova, tem um pouco de dificuldade, mas é muito bom para a desenvoltura das pessoas”, afirmou. E prometeu “vou fazer duas participações no primeiro ato, uma para ajudar na pressão e intimidar o guarda, outra para esnobar a Zeferina e dizer que sou mais eu. Não sei se consegui passar isso, mas estou empenhada”.


(Continua...)


SEGUNDO DIA, SEGUNDO ATO

“Forrobodó de Massada, gostoso como ele só...”

Fragmentos da Música “Forrobodó de Massada”, de Francisco Gonzaga.

Na terça-feira, dia 15 de julho, os ensaios seguiram a mesma organização do dia anterior. Grupos separados montando músicas e cenas. A marcação do primeiro ato foi completada e a do segundo ato quase finalizada. “Está rolando super vem, já temos hoje mais três músicas bem fechadas e o pessoal do festival compareceu depois da estréia da Ópera”, contou Meire Valin.

Importante fato foi a presença da figurinista Anick Méijer-Werner, que disse“hoje quero ver o que estão fazendo. Amanhã vou ver tudo o que já está definido de cenário e figurino e procurar os materiais para comprar.” E o que está definido? Rindo, respondeu “As galinhas, um palquinho dentro do palco, um tecido e fachada do clube, que têm que sair rápido. É que nessa peça tem tanta gente que o cenário já são as pessoas”. Não dá tempo de pensar muito, é preciso ir pensando e ir fazendo.

A passagem começou às 18:00 horas, a todo momento interrompida por uns ajustes, uns acertos ali, muitos improvisos. E de repente, na música que dá nome a opereta, a intervenção do maestro Vitor Gorni, que chegara para conferir o ensaio. O instrumento foram dois copinhos de plástico, muito bem tocados e ritmados. “Muito bonito”, exclamou alguém em meio ao elenco.


(Continua...)


VER OS DIÀRIOS NA ÍNTEGRA: http://www.redecidadania.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...