sexta-feira, março 30, 2012

Vila Cultural desenvolve oficinas para professores de Colégios Estaduais

Foto realizada no Projeto Teatro e Transformação Social:
O Teatro do Oprimido na Escola, em 2010



A Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido: Centro Popular de Cultura, retoma no ano de 2012 o projeto "Teatro e Transformação Social - Teatro Popular na Escola", que visa desenvolver uma série de oficinas de Teatro Popular para professores da rede de ensino estadual, objetivando democratizar o acesso a formação, fruição e a produção cultural.

As atividades se iniciam neste sábado, (31 de março) e seguem até Junho em parceria com o projeto de extensão "Laboratório de Ensino, Extensão e Pesquisa de Sociologia" (LEMPES). As oficinas de capacitação em Teatro Popular, compõem a grade de atividades do " Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Básica", que além das oficinas de Teatro Popular, também oferecem oficinas de Literatura de cordel, Memória e Patrimônio Cultural, Pedagogia de Projetos, entre outras.

Estas oficinas são uma continuidade do projeto "Teatro do Oprimido na Escola", que aconteceu nos anos de 2009 e 2010, nas cidade de Londrina, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, que objetivava a capacitação de professores e alunos na utilização das práticas do Teatro do Oprimido no ambiente escolar. Para este ano a equipe da Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido, pretende intercambiar práticas sociais relacionadas as várias vertentes do Teatro POPULAR que a equipe da Vila Cultural e o Grupo Caos e Acaso vem desenvolvendo nos últimos 2 anos, como Teatro Épico e a Peça Didática, o clown, o Teatro de Cordel, com suas perspectivas de construção histórica e e trabalho coletivo. Segundo um dos coordenadores da equipe, Gildemar Roberto Sales, não se trata de "transferir uma metodologia de trabalho específica", mas de intercambiar perspectivas de Trabalho, que viemos desenvolvendo nos últimos anos.

Um comentário:

  1. Uma iniciativa muito boa para os nossos colegios
    . Aprender, conviver e divertir-se ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...