sexta-feira, junho 03, 2011

DIAS CONTESTADOS NA GRADE NACIONAL DO FILO 2011



A Nova Montagem do espetáculo "Dias Contestados", do Grupo Caos e Acaso de Teatro, estréia no dia 23 de Junho, no Festival Internacional de Teatro de Londrina (FILO), na Praça Marechal Floriano Peixoto, centro da cidade, às 11 da manhã.
Esta é terceira "montagem" deste espetáculo processual, que reúne integrantes do Grupo Caos e Acaso de Teatro e do Grupo Oficina de Teatro do Oprimido - OTO.
Roberto Sales - diretor do espetáculo - explica que o processo de "Dias Contestados" começou em 2009, com o Grupo Encenação de Teatro (antigo grupo popular também ligado a FTO) e fora, entre percursos e interrupções sendo construído até o momento.

"O Espetáculo é parte de processo de pesquisa em Teatro Popular realizado pela Fábrica de Teatro do Oprimido a qual concebe a História Coletiva do "homem comum", e a sua memória - e de seu trabalho, como elementos fundantes de um Teatro Popular de interesse da maioria da população. Busca-se também a partir desta pesquisa a criação de uma dramaturgia própria sobre assuntos brasileiros, na qual, também se insere a peça-processo “Café quente em Noite Fria, ou o Ensaio Lenda do Ouro Verde”, montada pelo Grupo em 2009. " - explica o diretor.


Sinopse

“Dias Contestados” é uma Peça-Processo que narra fragmentos da Guerra do Contestado (1912-1916 entre Paraná e Santa Catarina), através do ponto de vista de personagens anônimas e outras baseadas em figuras reais como o Monge José Maria, os líderes Adeodato e Elias.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras, e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...