terça-feira, novembro 23, 2010

VII Mostra Nacional começa amanhã


Mariana Matias




A Mostra Nacional de Teatro do Oprimido de Londrina chega a sua sétima edição evidenciando a pluralidade do Teatro popular. Durante quatro dias as ruas de Londrina serão o palco para grupos nacionais e internacionais que buscam, através da arte, aliar diversão e reflexão.

Para Gildemar Roberto Sales, diretor artístico do evento, a "VII Mostra irá sair da esfera do Teatro do Oprimido e buscará, na diversidade do Teatro Popular, seus pressupostos de Trabalho".

Mariana: Qual a novidade desta edição?
Gildemar: A VII Mostra terá seu foco no desenvolvimento de ações alusivas à produção do Teatro Popular em suas diferentes vertentes e, ao mesmo tempo, tem a intenção de reforçar o papel da cidade de Londrina e da produção cultural local, como um pólo de produção e reflexão sobre a arte e seu papel nos dias de hoje.

Mariana: Quais as experiências que serão apresentadas?
Gildemar: As mais variadas. Dentre elas o teatro épico, a Commédia Dell'arte, teatro formal, teatro de rua. Todos fazem parte do Universo dessa edição da Mostra e são referências na construção de um Teatro Popular tipicamente brasileiro.

Mariana: E porque a escolha das ruas londrinenses como palco para as apresentações?
Gildemar: O objetivo é, por um lado, ampliar o acesso da população ao evento e, por outro, valorizar as ruas e os espaços públicos abertos como locais de criação, expressão e encontro a fim de torná-los ambientes propícios ao exercícios da cidadania.

Mariana: Além das apresentações vocês abrem espaço para debates, certo?
Gildemar: Com certeza. Também é parte integrante do evento demonstrações de processos criativos de alguns grupos, com exibição de técnicas, influências e práticas de exercícios cênicos e apresentações de cenas de repertório. Além disso, acontecerão duas mesas redondas que pretendem discutir aspectos importantes do Teatro Popular na atualidade. Tudo isso poderá ser acompanhado gratuitamente pela população.


A VII Mostra Nacional de Teatro do Oprimido começa amanhã e vai até domingo. Acompanhe a programação neste blog e sigam-nos no twitter: @ftolondrina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...