Em fevereiro e março o Teatro Coletivo promoverá dois cursos com entrada franca: um programa de formação em Teatro do Oprimido e um mini-curso sobre aspectos econômicos, políticos e estéticos da teoria marxista.
Núleo 2 :Teatro Coletivo na VI Mostra de TO de Londrina. Peça: A "Exceção e a Regra" Brecht e TO . Foto: Mariana Matias
OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO: TEATRO FÓRUM
De 08 de fevereiro a 17 de marçoSegundas, terças, quartas e sextas feiras das 19:00 às 22:00 e sábados das 14:00 às 18:00INSCRIÇÕES GRATUITASSeleção: Currículum e Carta de interesse
Em função de uma crescente demanda de informação sobre as teorias e técnicas criadas por Augusto Boal, o Teatro Coletivo promoverá um curso de 65 horas/aula sobre o Teatro Fórum, uma das técnicas do Teatro do Oprimido. Esta formação é direcionada a todos que trabalham ou pretendem trabalhar com esta metodologia em ações comunitárias e sociais, na educação e em projetos sociais.
Com a criação do Teatro Fórum (uma das modalidades do TO), Boal desafiou a lógica do teatro convencional, permitindo que a temática das peças apresentadas partissem de questões da própria platéia e que esta platéia pudesse entrar em cena e intervir no problema apresentado, tentando transformá-lo.
O curso será ministrado por Kelly diBertolli, arte-educadora e curinga do Centro de Teatro do Oprimido e Yara Toscano, arte-terapeuta, coordenadora da ONG Mudança de Cena e curinga do Centro de Teatro do Oprimido.
Para se inscrever na Oficina de Teatro do Oprimido, enviar carta de interesse e breve curriculum para
cursoto@teatrocoletivo.com.br
Com as seguintes informações:
De 08 de fevereiro a 17 de marçoSegundas, terças, quartas e sextas feiras das 19:00 às 22:00 e sábados das 14:00 às 18:00INSCRIÇÕES GRATUITASSeleção: Currículum e Carta de interesse
Em função de uma crescente demanda de informação sobre as teorias e técnicas criadas por Augusto Boal, o Teatro Coletivo promoverá um curso de 65 horas/aula sobre o Teatro Fórum, uma das técnicas do Teatro do Oprimido. Esta formação é direcionada a todos que trabalham ou pretendem trabalhar com esta metodologia em ações comunitárias e sociais, na educação e em projetos sociais.
Com a criação do Teatro Fórum (uma das modalidades do TO), Boal desafiou a lógica do teatro convencional, permitindo que a temática das peças apresentadas partissem de questões da própria platéia e que esta platéia pudesse entrar em cena e intervir no problema apresentado, tentando transformá-lo.
O curso será ministrado por Kelly diBertolli, arte-educadora e curinga do Centro de Teatro do Oprimido e Yara Toscano, arte-terapeuta, coordenadora da ONG Mudança de Cena e curinga do Centro de Teatro do Oprimido.
Para se inscrever na Oficina de Teatro do Oprimido, enviar carta de interesse e breve curriculum para
cursoto@teatrocoletivo.com.br
Com as seguintes informações:
Nome completo:
e-mail:
teelefone para contato:
Entidade em que trabalha (se houver):
O resultado da pré-seleção será publicado dia 06/02/2010
As aulas iniciam dia 08/02 e encerram-se dia 17 de março,
e-mail:
teelefone para contato:
Entidade em que trabalha (se houver):
O resultado da pré-seleção será publicado dia 06/02/2010
As aulas iniciam dia 08/02 e encerram-se dia 17 de março,
Mini-curso Aspectos do marxismo em debate:trabalho produtivo, emancipação humana e realismo artístico
Dias 04,11,18,25 de fevereiro e 04 e 11 de março
quintas-feiras às 20:00
ENTRADA FRANCA
Este mini-curso procurará problematizar algumas questões do entendimento da teoria marxista como chave para análise de pontos fundamentais da realidade contemporânea, a fim de contribuir para a reflexão em temas de economia, política e estética. Será ministrado por Vera Cotrim, Tomás Bastian de Sousa e Ana Cotrim.
Para se inscrever no Mini-Curso Aspectos do Marxismo em Debate, enviar e-mail para
cursomarx@teatrocoletivo.com.br
com as seguintes informações:
Dias 04,11,18,25 de fevereiro e 04 e 11 de março
quintas-feiras às 20:00
ENTRADA FRANCA
Este mini-curso procurará problematizar algumas questões do entendimento da teoria marxista como chave para análise de pontos fundamentais da realidade contemporânea, a fim de contribuir para a reflexão em temas de economia, política e estética. Será ministrado por Vera Cotrim, Tomás Bastian de Sousa e Ana Cotrim.
Para se inscrever no Mini-Curso Aspectos do Marxismo em Debate, enviar e-mail para
cursomarx@teatrocoletivo.com.br
com as seguintes informações:
Nome completo:
e-mail:
telefone para contato:
Programação:04 de fevereiro - 20:00
Trabalho produtivo e produtividade do trabalho em Marx
O modo de produção capitalista será abordado em uma de suas determinações intrínsecas: o impulso ao desenvolvimento das forças produtivas, que não obstante se realiza de forma contraditória à própria acumulação de capital. A partir disso, o trabalho que se define como produtivo para o capital será examinado como trabalho em constante transformação concreta.
11 de fevereiro – 20:00
Mais-valia e trabalho complexo
Serão apresentados aspectos do modo como as transformações concretas no trabalho produtivo para o capital, oriundas do incremento tecnológico, refletem em mudanças na forma da exploração do trabalho. O trabalho complexo, de acordo com os delineamentos de Marx, e o chamado “trabalho imaterial” serão também abordados.
18 de fevereiro - 20:00
Emancipação humana e emancipação política: a crítica de Marx à democracia
Serão debatidos alguns aspectos da crítica à política, definida por Marx como “força social alienada”, enfocando a apreensão de Marx sobre os limites da democracia como meio de realização da liberdade.
25 de fevereiro – 20:00
Direitos humanos e liberdade individual
Serão examinados aspectos do direito, especificamente os direitos humanos e a defesa das liberdades individuais nas quais se baseiam, como formas políticas próprias ao modo de produção capitalista, isto é, no contexto histórico de sua constituição. Com isso, será apresentada a crítica de Marx, que aponta seus limites intrínsecos.
04 de março – 20:00
Aspectos do realismo e a crítica à arte de “tendência” em Marx e Engels
Serão abordados elementos da concepção de realismo artístico em Marx e Engels, expostos em cartas e passagens esparsas de suas obras, confrontando-os com aspectos de sua crítica da literatura de “tendência”, a fim de indicar algumas determinações do pensamento estético dos grandes revolucionários alemães.11 de março – 20:00A defesa da literatura realista e a crítica à “arte nova” em LukácsSerão expostos alguns aspectos da crítica que o filósofo húngaro Georg Lukács dirige à “arte nova”, descendente da dissolução naturalista do realismo, opondo-os aos momentos centrais da sua concepção do realismo artístico. A oposição entre realismo e o caráter de “tendência” da “arte nova” será apresentada conforme desenvolvida em alguns dos seus ensaios dos anos trinta.
Fonte: Site Teatro Coletivo http://www.teatrocoletivo.com.br/
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