segunda-feira, novembro 23, 2009

FTO apresenta espetáculo no Dia Internacional Pela Não-Violência Contra a Mulher



O dia 25 de Novembro é considerado oficialmente o Dia Internacional Pela Não-Violência contra a Mulher.

A Secretaria Municipal da Mulher em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em celebração desta importante data promove a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com o tema: “Uma Vida sem Violência é um Direito das Mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus Direitos”, com diversas atividades de sensibilização e mobilização da sociedade em torno deste relevante tema.

Este ano, no dia 25/11 (4ª feira), no horário das 10 às 14 horas, realizaremos no calçadão de Londrina em frente ao Banco do Brasil uma série de atividades culturais, com apresentações artísticas e musicais.


O Grupo Caos e Acaso de Teatro da FTO Londrina, participara do Evento apresentando a peça de Teatro-Jornal "O amor é Mesmo Assim?, que discute extamente o tema da Viôlencia doméstica e Lei Maria da Penha. A apresentação será as 11:30 da manhã.


Sobre a Peça

O Amor é Mesmo Assim?”
Sinopse: Partindo de uma das principais técnicas do Teatro do Oprimido; o Teatro-Jornal, (técnica que transforma noticias jornalísticas em cenas teatrais), o espetáculo narra a história de Joana, funcionaria pública que foi acusada, em 2006, de tentar matar seu marido, um cabo da PM que a maltratou durante 20 anos. O intrigante é que no momento da prisão, Rosângela da Silva tinha acabado de sofrer mais uma sessão de maus tratos. Além das marcas da agressão no corpo, ela estava nua em via pública, desarmada, tendo o seu marido apontando um revólver para a sua cabeça. Mesmo assim, ela foi presa e está prestes a ser levada a Júri Popular por tentativa de homicídio.

Partindo deste fato, o grupo utiliza as técnicas de Boal e de Bertolt Brecht para provocar uma reflexão sobre a violência doméstica, suas causas, conseqüências e principalmente, sua relação com a condição social das mulheres brasileiras.
Assim, se destaca não a realidade das cenas, mas o significado de seu conteúdo social. Cada cena é ligada às outras não no sentido tradicional, mas sim, através da literatura de Cordel. Desta maneira, o espetáculo toma forma de uma grande reportagem, para que o público tenha tempo de julgar os acontecimentos.


Vale a pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...