sexta-feira, junho 12, 2009

Projeto Teatro do Oprimido nas Escolas inicia suas atividades


O Projeto "Teatro e Transformação Social - Teatro do Oprimido nas Escolas", iniciou suas atividades, com um evento preparatório na "Semana de Humanidades" no CEEP Estadual Maria do Rósario Castaldi, no jardim Bandeirantes. O Evento foi uma realização do Projeto "Semanas de Sociologia para alunos e professores do Ensino Médio das Escolas Públicas da Rede Estadual de Londrina"; ligado ao Dep. de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.
O Projeto "Teatro e Tranformação Social - Teatro do Oprimido nas Escolas" é vinculado ao subprograma "Diálogos Culturais" que compõe o Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, (SETI) que é hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Estado do Paraná, trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.




"Valor de Troca" - Experimento cênico do Grupo Oficina de Teatro do Oprimido (teatro-jornal)

Na Semana de Humanidades, os estagiários e a equipe pedágogica do Projeto Teatro do Oprimido nas Escolas, realizaram 6 palestras, sobre arte, comunicação e sociedade, além de 1 oficina de Teatro-Jornal para alunos e professores e 1 apresentação do espetáculo "Valor de Troca", do Oficina de Teatro do Oprimido.

Segundo Gildemar Roberto Sales, um dos coordenadores do Projeto TO nas escolas , a parceria da FTO, com o projeto Semanas de Sociologia já vem de "longa data", marcada por uma militancia de ambos os grupos do que diz respeito a implantação das disciplinas de sociologia e filosofia no ensino médio.

"Contudo, a partir deste ano, a participação da FTO tem um carater diferente, marcada exatamente pelas atividades do Programa Universidade Sem Fronteiras, que possibilitará uma possibilidade de oferecer programas de capacitação para professores e alunos; o que ampliará as possibilidades de expressão e de intervenção na realidade de todos estes atores sociais" Comenta Sales.


Alunos assistindo a apresentação

O Projeto Semanas de Sociologia atua no sentido de consolidar de vez, um espaço, onde os professores e as escolas possam ter um apoio sistemático. Esse apoio pode ser efetivado de diversas formas, desde a produção de materiais didáticos até a capacitação de professores, mediante a viabilização de uma formação continuada. As Semans de Sociologia (que acontecerão ao longo de 2009 em várias escolas da rede Estadual de Ensino) continua intensificando suas ações no sentido de viabilizar cursos de formação, eventos, debates, grupos de estudo e produção de material didático. Vale lembrar, que nos últimos anos, em Londrina, a Sociologia é presença confirmada nos currículos de todas as escolas da rede pública estadual, em pelo menos um dos três anos do Ensino Médio.




Minutos antes da apresentação

Nádia Burk, coordenadora do Projeto TO nas escolas comenta que a participação no Castaldi, teve um caráter exploratório, no sentido de divulgar os objetivos do Projeto entre professores e alunos e consolidar espaços para realização de atividades permanentes ao longo do segundo semestre de 2009.
Palestras:
"Estudar pra que? Por que? Teatro na Educação
Débora Oliveira
"Teatro e Transformação Social"
Tiago Patrocínio
"Ideologia e Alienação"
Marcelo Bezerra de Menezes
"Quando nós fazemos a noticia - A experiência do Grupo Oficina de TO"
Ana Carolina Silva
Paulo César Pires
"Mídia e Comunicação de Massa"
Ana Soranso
"Protagonismo Juvenil"
Josemar Lucas
Oficina de Teatro Jornal
Glauco Garcia
Gildemar Roberto Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...