domingo, março 08, 2009

Teatro Jornal em Ubiratã - Dia da MUlher


No dia 07 de março, o Grupo Caos e Acaso de Teatro do Oprimido, apresentou o espetáculo de Teatro-Jornal "O Amor é mesmo Assim?", na cidade de Ubitarã.- PR, à convite das secretarias de Cultura, Assistencia Social e Eduçação do Municipio.


No Evento, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comapareceram cerca de 500 pessoas, na sua maioria mulheres e Crianças. Foi uma apresentação muito animada, com todo público disposto não só a ssistir o espetáculo, mas como também a participar dele. Isto por que foi a primeira vez que realizamos um Fórum neste espetáculo de Teatro-Jornal. Uma experiencia muito produtiva, já que houveram três intervenções na cena 03 "Uma outra noticia- amesma história" Uma pena foi a falta de tempo para que se realizassem outras intervenções. Estamos pensando neste diálogo entre as duas técnicas. Continuemos...


Parabens a todo a equipe que organizou o evento, as 500 espect-atrizes e claro, ao Grupo Caos e Acaso...sobretudo pela recostrução da parte percursiva do espetáculo, já que o Gil e o Glauco não puderam ir e Mariana e Débora (do grupo EncenAção) assumiram seus Lugares.


O Amor é mesmo assim ? - Realise

Partindo de uma das principais técnicas do Teatro do Oprimido; o Teatro-Jornal, (técnica criada pelo dramaturgo Augusto Boal, que transforma noticias jornalísticas em cenas teatrais), o espetáculo narra a história de Joana, funcionaria pública que foi acusada, em 2006, de tentar matar seu marido, um cabo da PM que a maltratou durante 20 anos. O intrigante é que no momento da prisão, Rosângela da Silva tinha acabado de sofrer mais uma sessão de maus tratos. Além das marcas da agressão no corpo, ela estava nua em via pública, desarmada, tendo o seu marido apontando um revólver para a sua cabeça. Mesmo assim, ela foi presa e está prestes a ser levada a Júri Popular por tentativa de homicídio. Partindo de nóticias sobre este fato, o grupo utiliza as técnicas de Boal e de Bertold Brecht para provocar uma reflexão sobre a violência doméstica, suas causas, conseqüências e principalmente, sua relação com a condição social das mulheres brasileiras.
Elenco
Ana Carolina Silva
Paulo César Pires
Luca Zamyr
Nádia Burk
Débora Oliveira
Mariana Montagnini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...