domingo, junho 22, 2008

Projeto Dançando na Rede ocupa Vila Cultural Casa do TO no Periodo do FILO

É com muito prazer que anunciamos que o Projeto "dançando na Rede", no período do Festival Internacional de Teatro de LOndrina (FILO), ocupa o espçao da Vila CUltural Casa do Teatro do OPrimido.
As segundas , quartas e Sextas dezenas de pessoas se reunem para se expressar atráves da dança. O Projeto é realizado, originalmente na Usina Cultural e em outros espaços da cidade, como por exemplo o CEntro Cultural Lupércio Luppi, na região Norte da cidade.

Dançando na rede, é um projeto coordenado pela psicóloga e professora de educação física Maria Helena Curotto Martins. Em 2008, segundo ano de projeto, os participantes seguem dançando, nas oficinas de samba e tango e nas apresentações.

Nós da FTO, somos testemunhas da seriedade e paixão que a Professora Maria Helena desenvolve este trabalho. Ainda não comecei a dançar (como já fizeram dois integrantes da FTO), mas só observando pude aprender e muito, não sobre a dança em sí...mas sobre as relaçaões humanas.

Isto por que o ensino da dança de salão abrange um conteúdo técnico e um conteúdo referente à etiqueta social. No conteúdo técnico são abordados temas como postura, condução, percepção rítmica e execução de passos. As etiquetas sociais enfatizadas dizem respeito à atitude individual, de abordagem a uma outra pessoa, e à atitude grupal.



A satisfação, mais que prazer, é a sensação sentida não só quando foi atingido um objetivo, necessidade, desejo, mas quando foi alcançado algo mais, além do esperado, num movimento à frente, que resulta em auto-realização. Seria como que um prazer ampliado onda sensação de crescimento e satisfaçã0 é notória, é como sair "novo" de uma experiência. Eu saio...e só de ver...imagina quem faz.



Acredito que Quando uma pessoa passa por uma experiência como esta que o Projeto Dançando na Rede propôe, ela transforma seus valores e sentidos a partir do que aquela experiência significou. As vivências realizadas a partir de práticas corporais podem ser de grande valor, pois o corpo é um amplo canal de comunicação, grande denunciador de hábitos e posturas. O projeto da Prof Maria Helena demonstra que podemos criar a hipótese de que as práticas de dança de salão podem contribuir para transformações de valores de forma mais democrática na medida que agrega pessoas de diferentes camadas e grupos sociais.


Não sabe dançar? Há quem possa ensinar. Por favor, seu moço, é preciso ter um par.

Roberto Sales (Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...