sexta-feira, junho 13, 2008

Grupo Mandinga Teatral - Col Érico Veríssimo em Cambé Pr

Col. Estadual Érico Veríssimo - Cambé PR

Grupo mandinga Teatral











No Col. Estadual Eríco Verissímo na vizinha cidade de Cambé - PR, , no dia 12 de junho de 2008, o Grupo Mandinga Teatral participou da Semana de Sociologia com o Espetáculo de Teatro-Fórum "Ele tá de Olho na butique dela".



Curingagem de Glauco Garcia: inicio do debate cênico com alunos





O espetáculo, cujo tema é Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho contou com um bom número de espect-atores, (entre alunos do ensino médio, fundamental e professores) que puderam discutir muito sobre as situações que a personagem protagonista enfrentou...seus "erros", sua inexperiência, suas vondades.
Concebemos que as causas do assédio moral e sexual nas relações de trabalho são a síntese das conseqüências históricas, sociais, econômicas, culturais, políticas, conjunturais, estruturais e enfim, da construção humana da forma de organização da sociedade e das relações sociais que se constituiu;




O debate cênico durou cerca de duas horas, na busca de soluções concretas para a personagem... que buscava, além de manter o emprego recem conquistado, não ser assediada moralmente (e sexulamente) pelo seu empregador...situação dificil...muito mais dificil, do que imaginávamos. Isto por que o assédio moral éde ser comprovado, devido as circunstâncias que ocorre.
O assédio moral, é tão antigo quanto o trabalho, caracteriza-se por humilhações constantes, exposição do trabalhador ao ridículo, supervisão excessiva, críticas cegas, empobrecimento das tarefas, sonegação de informações, repetidas perseguições. A prática, diretamente ligada a uma relação de poder, deteriora, sensivelmente, o meio ambiente do trabalho, com repercussão na produtividade e na ocorrência de acidentes. É fruto do abuso de poder e da manipulação perversa de fatos e informações.




Há necessidade premente de a sociedade tomar conhecimento dessa chaga, em toda sua dimensão, e exigir de seus representantes no Parlamento a edição de lei que coíba, efetivamente, o assédio moral. Mais do que isso, é preciso e urgente que a sociedade discuta o problema e repudie, veementemente, essa prática, que tanto mal faz ao trabalhador. E é extamente este o bjetivo do Grupo Mandinga Teatral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...