sexta-feira, maio 02, 2008

Sobre Teatro e Política

Teatro e Política

Relatório do Encontro e Debate em torno do tema: “Teatro e Política”
Grupo EncenAção de Teatro do Oprimido.
Local: Casa do Teatro do Oprimido
Data: 01/03/2008


Antes de Procurar entender o que é Teatro e o seu papel político na sociedade, faz-se necessário a compreensão do que é “Política”.

Baseando-se no texto de Sérgio Vaz Alkmim, “O que é política?”, pode-se concluir que a política é toda e qualquer ação e atitude que Ser Humano possa vir a realizar em seu meio coletivo. Nossas ações são fundamentadas em princípios ideológicos, mesmo quando não temos consciência de tal fato. A própria omissão diante as determinadas circunstâncias da vida coletiva é resultado de uma opção política. Portanto, devemos ter consciência do peso e das conseqüências que nossas ações refletirão.

O Teatro é Político. Augusto Boal, em seu livro “Teatro do Oprimido e Outras poéticas Políticas”, relata que a principio o teatro era algo do povo, feito pelo povo. Porem, no decorrer da história, com o surgimento da aristocracia, as divisões sociais e econômicas que foram emergindo, o Teatro passa de algo “comunitário”, para se tornar propriedade privada, onde poucos atuava e as demais pessoas era apenas espectadores, assim como acontecem com as relações político-sociais, até hoje.

O Teatro, como afirma Augusto Boal, é arma muito eficiente, e pode ser utilizada tanto à favor da busca de uma sociedade mais justa e democrática, quanto para a manipulação, propagação do “conformismo social” e até mesmo como simples “produto de consumo.” Contudo, é através desta arma – o Teatro – que pretendemos desenvolver nosso papel político, dentro de uma perspectiva contra-hegemônica.

Mariana Montagnini Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...