quarta-feira, janeiro 18, 2012

Vila Cultural Abre inscrições para Oficinas de Teatro


Que tal aproveitar as férias para participar de uma oficina de teatro fórum ?

Em Janeiro, a Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido: Centro Popular de Cultura ministrará uma Ofina de Teatro Fórum que terá duração de 7 dias e é voltada para líderes comunitários, artistas, terapeutas, professores, atores e não atores, a todos aqueles que queiram aprender um pouco mais sobre o Teatro do Oprimido.

O Teatro do Oprimido é uma ferramenta de diálogo entre o ator e o espectador, possibilitando ao artista interpretar o homem de seu tempo e ao espectador ser o ator desse momento.
As técnicas utilizadas fazem parte do método que ganhou o mundo por fazer da arte um instrumento social, democratizando e popularizando o fazer teatral.

Teatro do Oprimido

Trata-se de um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova técnica para a preparação do ator que tem grande repercussão mundial.

A sua origem remete ao Brasil das décadas de 60 e 70, mas o termo é citado textualmente pela primeira vez na obra: Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Este livro reúne uma série de artigos publicados por Boal entre 1962 e 1973, e pela primeira vez sistematiza o corpo de idéias desse teatrólogo.


Teatro-Fórum

A dramaturgia simultânea era uma espécie de tradução feita por artistas sobre os problemas vividos pelo povo. Aí nasceu o Teatro-Fórum, onde a barreira entre palco e platéia é destruída e o Diálogo implementado. Produz-se uma encenação baseada em fatos reais, na qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito, de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses. No confronto, o oprimido fracassa e o público é estimulado, pelo Curinga (o facilitador do Teatro do Oprimido), a entrar em cena, substituir o protagonista (o oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.

Conteúdo da Oficina

  • Dramaturgia
  • Jogos
  • Técnicas do Teatro Fórum
  • Técnicas de Teatro Jornal
  • Montagem do Espetáculo
  • Apresentação

Serão duas turmas no período de 30 de janeiro a 05 de fevereiro, a primeira turma, para jovens, das 14:00H às 17:00H e a segunda turma, para adultos, das 19:00H às 22:00H, na arena da Vila Cultural que fica na Rua Guararapes 191, Jardim Bancarios - Londrina
As oficinas Custam R$ 35,00 e as inscrições podem ser feitas pelo tel 43 - 3029-0208 ou 9115-4830.
tambem podem ser realizadas inscrições pelo email: fto_londrina@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...