quinta-feira, abril 21, 2011

Grupo Caos e Acaso participa de Mostra Latino Americana



O Grupo Caos e Acaso de Teatro, ligado a Fábrica de Teatro do Oprimido foi convidado para participar da VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, um dos eventos mais importantes das Artes do país; que acontece na cidade de São Paulo no período de 26 de abril a 02 de maio.

O Grupo apresentará no evento o espetáculo “Café Quente em Noite Fria ou o Ensaio sobre a Lenda do Ouro Verde”, que re-conta no palco o episódio da “Grande Geada Negra” que se abateu sobre o norte do PR em 1975. O espetáculo que teve sua estréia em 2009, já percorreu 11 cidades do estado PR emocionando e fazendo refletir centenas de paranaenses que assistiram ao espetáculo.

Segundo o diretor do grupo, Roberto Sales, é uma grande oportunidade para troca e intercâmbios de conhecimentos e métodos de trabalho com grupos importantes da América Latina.

A VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo é uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro no Brasil (ligado à UNESCO), e terá como eixo a produção teatral associada à história política da América Latina e da Europa. Da Guatemala o Grupo Sotzil traz sua versão do calendário maia e seus mártires. De Manaus o escritor e diretor Márcio Souza vem com seu Teatro Experimental para narrar a história dos judeus sefaradistas. O Grupo transnacional “Conexão Latina” aborda o Sandero Luminoso no Peru e o Nuevodrama visita a história da Argentina e de seu teatro. A Espanha, convidada especial da VI Mostra, vem com o grupo Monimicón e as crianças perdidas na ditadura de Franco e Londrina traz o ciclo do café como centro de seu trabalho.

Antunes Filho ocupará o espaço híbrido da Mostra onde o processo de ensaios em teatro e os métodos de criação cênica são exibidos ao público. Serão sete dias de intensas atividades com espetáculos, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros de redes teatrais e reflexão crítica.



A Mostra é formativa para os artistas e para o público. Todos os convidados permanecem durante a semana em São Paulo para a troca de experiências e os espectadores têm acesso livre a todas as atrações. A Mostra publicará durante o encontro o Jornal Latino-Americano, a cargo do pesquisador teatral Valmir Santos, que contará com quatro críticos, dois brasileiros e dois latino-americanos, e promoverá o debate entre os participantes e uma formação mais ampla dos espectadores.


Demostração de Processo de Trabalho


Além da apresentação do Espetáculo "Cafe quente...", o Grupo também realizará demostração de processo de trabalho, do seu espetáculo de teatro rua em construção: "Dias Contestados", objetivando intercambiar experiências estéticas e políticas com os participantes presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...