segunda-feira, novembro 01, 2010

Oficina Teatral faz sua Primeira Montagem

(Fotos da Oficina de Teatro, que acontece aos sábados na Vila Cultural)

A Turma que participa da Oficina Teatral que está sendo desenvolvida pela Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido, sob coordenação de Gildemar Roberto Sales e Paulo César Pires Já começou a trabalhar na sua primeira montagem Teatral " A Farsa do Advogado Pathelin", que pretende estrear em novembro, como demonstração de Trabalho na VII Mostra Nacional de Teatro do Oprimido.

La farce de Maître Pathelin (A Farsa do Advogado Pathelin) é uma peça de teatro francesa composta no fim da Idade Média, por volta de 1460 (foi encontrada em 1469). A primeira edição impressa data de 1474. Esta peça, na qual não se tem conhecimento do autor, constitui em uma das mais importantes obras do teatro medieval. É considerada a primeira comédia da literatura francesa.

Critica e satiriza os costumes das duas mais fortes classes sociais da França do século XV, os comerciantes e os homens de leis. Os personagens são todos canalhas e Pathelin, o protagonista, mente descaradamente. A história fez com que patelin se tornasse um adjetivo pejorativo referente a alguém hipócrita.

A autoria da obra é atribuída a Pierre Blanchet ou a Antoine de La Sale. É reproduzida com relativa frequência no Brasil.

As oficinas acontecem na Vila Cultural Casa do TO, aos sábados das 14:30 as 16:30. O desafio é montar e apresentar a peça com apenas 10 encontros.


Realise

Espetáculo de rua que conta à história do advogado Pathelin, um grande trapaceiro que, em um de seus momentos de crise econômica, para vestir a si próprio e sua esposa,aplica um golpe em Guilherme Côvado, renomado comerciante de tecidos. A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN mexe com os poderes, morais e políticos, num jogo em que as personagens e público se envolvem numa festa cômica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...