sábado, outubro 09, 2010

Processos de Trabalho selecionados para VII Mostra de TO de Londrina

foto: Núcleo Ás de Paus: A Pereira da Tia Miseria)

Demostrações de Processos de Trabalho


Grupo Teatral Nativos da Terra Rasgada. (Sorocaba, SP)

O grupo teatral Nativos da terra rasgada possui uma prática voltada ao teatro popular. A forma de trabalho do grupo é regida por relações horizontalizadas, tanto nas decisões artisticas, como administrativas. Essa relaçao de trabalho só é possivel por conta da maneira democrática pelo qual o grupo foi criado e pela formaçao técnica que passaram.


Tais procedimentos ganharam maior racionalização apartir de janeiro de 2010, com o processo de criação da peça teatral "Pindorama: A Saga de um Cristo". Essa racionalizaçao desemboca na elaboraçao de um procedimento de trabalho que visa esclarecer a forma de criação, não para engressar, mas possibilitar novos caminhos, novas descobertas, calcado em um terreno historico e social firmes, reconhecivel e explorados, para assim nega-los ou sustenta-los como forma de trabalho adequada ao grupo.


conforme o que foi dito a cima, o grupo dividirá seu processo de trabalho visando a compreensão de como se dá a criação do grupo Nativos.


Tempo estimado: 3 horas.

público alvo: Aberto para todos os interessados maiores de 14 anos.






Grupo La Vueltalperro-Teatro. (Córdoba, Argentina)


O grupo La Vueltalperro-Teatro desde o ano de 2008 trabalha com o grupo AMMAR (sindicato das trabalhadoras sexuais) na escola primária que esta instituição possui para essas trabalhadoras. Ali se realiza uma oficina de arte, onde se aborda as problemáticas sociais e políticas dos assistentes da oficina. A pretenção é que as diciplinas artísticas sejam meio de expressão ara as trabalhadoras, como tambem, ferramenta dentro de umna estratégia política definida pelas trabalhadoras.


Com esta demonstração se pretende socializar, com os participantes da VII Mostra de Teatro do Oprimido, os métodos e resultados obtidos no projeto.


A demonstração se divide em duas partes: a primeira dedicada a construção de objetos e cenas artísticas e a segunda, a discutir 0 trabalho. Pretende-se realizar uma intervenção pública com os resultados oibtidos neste processo.


Tempo estimado: 3 horas

Grupo Arte da Comédia. (Curitiba, PR)

"Dramaturgia e espaço cênico de rua: em busca de uma comédia dell'arte Brasileira"

Os argumentos serão desenvolvidos a partir de uma apresentação teórica seguida por demonstrações práticas onde, utilizando alguns elementos cênicos, será mostrado o percurso de construção da cena e do texto.


Conteúdo:

-Apresentação do Grupo Arte da Comédia: trajetória e produçoes.


-Exposição e demonstração do processo criativo e da pesquiza do grupo: criação do texto e uso do espaço cênico.
-Introdução sobre a escolha da camédia dell'arte comko referencia de um teatro popular como caminho e pesquisa do grupo.
-A importância do conovaccio e o método de improvisaçao do grupo para a criaçao do texto.

-A escolha do espaço: O espaço minimo e a sua relaçao com a dimensão urbana.

-A importãncia da máscara para o teatro popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...