terça-feira, setembro 16, 2008

Rede Cidadania comemora de forma grandiosa o sucesso do programa como política cultural de Londrina


Por Laila Menechino

Está chegando o momento de Londrina festejar o sucesso da Rede Cidadania como política cultural que vem transformando desde 2001 os indivíduos e a vida na cidade. A Rede Cidadania realiza no próximo dia 28 de setembro, domingo, uma grande comemoração – a FESTA da REDE, no gramado do Zerão, das 10:00 às 21:00 horas.

O evento, principal momento do ano para o programa, vai reunir os participantes dos cerca de 50 projetos, parceiros e comunidade e promete ser o ápice de visibilidade e integração da Rede Cidadania com Londrina. A Festa da Rede traz na programação - dividida entre palco, lona, tenda e caixa preta - a riqueza e diversidade cultural que lhe são características: apresentações, oficinas e atividades interativas, intervenções, exibição de vídeos, exposições de trabalhos, comercialização de produtos artesanais e shows com grupos locais consagrados.

A proposta da Festa da Rede é reunir cerca de 5 mil pessoas e ser uma verdadeira vitrine de tudo que acontece na Rede Cidadania, nos diversos projetos espalhados por todas as regiões de Londrina, inclusive distritos rurais. Ao mesmo tempo, a Festa vai comemorar com os envolvidos e com a cidade a conquista do prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. No final de 2007, a Rede Cidadania foi classificada como a segunda melhor iniciativa de gestão pública da cultura no país, o principal programa desenvolvido por um município brasileiro.

Já estão confirmadas, entre outras, as participações dos projetos da Rede Cidadania: Um Canto em Cada Canto, de canto coral infantil; Ilustres Idéias, com oficina de montagem de livros artesanais; Teatro Imago, com esquete de teatro de marionetes sem fios; Fábrica do Teatro do Oprimido, também com esquetes nos intervalos; Biblioteca Viva de Cultura Popular, com brincadeiras folclóricas; Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com brincadeiras infantis; Gingando em Londrina e Vila Cultural Brasil, respectivamente com rodas de capoeira regional e angola; Comunicações de Sons em conjunto com a Banda de Músicos de Londrina; Canções e Compreensões; Londrina Expressão Hip Hop, com break, DJ e grafite; A Rua Dança Cidade, com diversas coreografias que misturam os estilos de dança de rua; Musicando na Escola, com a orquestra infantil; Faces de Londrina e Escola de circo, com apresentação de espetáculos; Fábrika de Rimas com músicos de Londrina. Além dos projetos, shows das bandas londrinenses Entretantas, de samba, e Mamma Quilla, de reggae, encerram o evento.

Em breve, a programação completa do evento e mais informações sobre a trajetória e projetos da Rede Cidadania serão divulgadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...