quarta-feira, julho 02, 2008

SEMINÁRIO TEATRO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E III ENCONTRO NACIONAL DE TO - SANTO ANDRÉ SP - 2008

"Todo homem tem direito de participar
livremente da vida cultural da comunidade,
de fruir as artes e de gozar do
progresso científico e de seus benefícios"
Artigo XXVII -
Declaração Universal dos Diretos do Homem
Arte, manifestação popular, trocas de experiências, efervescência....O Seminário Teatro e Transformação Social e o III Encontro nacional de Teatro do Oprimido, que aconteceu neste ultimo fim de semana (de 29 a 29 de junho de 2008), na cidade de Santo André – SP, foi tudo isso e muito mais...
Nós tivemos a oportunidade de ver e sermos vistos, analisar e sermos analisados. Tivemos a oportunidade de aprender e ensinar...DIALOGAR. Enfim, tivemos a oportunidade de colocar em prática os princípios fundamentais do TO.
A presença no evento de muitos grupos teatrais, pesquisadores de diversas áreas, universitários, que até então não tinham ligação direta com TO, demonstra que a Metodologia de Boal continua viva, pulsante e é claro, muito incomoda, principalmente para aqueles que desejam que arte continue sempre a serviço da estabilização social reforçando a estética e a ética do Belo pelo Belo e do artístico pelo artístico.
Mas do que tudo, o Seminário Teatro e Transformação Social se pautou em sua coerência política, buscando discutir de que maneiras concretas, a arte pode contribuir para transformação de uma realidade social.
Um abraço para todos os companheiros que fizemos nesta jornada...O Seminário nos fez mais fortes.

Roberto Sales
Fábrica de TO de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...