sexta-feira, março 14, 2008

Matéria sobre o Dia Internacional do Teatro do Oprimido

Materia da Folha de Londrina sobre o dia 16 - Dia Internacional do TO

Ver no contexto original

http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php



ARTES CÊNICAS


Um teatro voltado para a CIDADANIA


Dia Internacional do Teatro do Oprimido será comemorado amanhã em Londrina com lançamento de videodocumentário


Artistas comemoram amanhã o aniversário do teatrólogo brasileiro Augusto BoalA vertente teatral em que o espectador é estimulado a participar da peça, transformando-se em protagonista da ação dramática, será celebrada amanhã em vários países. A data comemora o ''Dia Internacional do Teatro do Oprimido'', instituída no aniversário do teatrólogo brasileiro Augusto Boal, criador da técnica. Estão previstas manifestações de diversos grupos e entidades vinculados à corrente em todo o mundo. No Brasil, haverá iniciativas em cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Recife, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraná.

Em Londrina, a ONG Fábrica do Teatro do Oprimido vai aproveitar a ocasião para lançar um videodocumentário em DVD e anunciar as atividades do núcleo na temporada. O documentário ''IV Mostra de Teatro do Oprimido: Estética dos Direitos Humanos'', de 22 minutos, registra as atividades realizadas durante o evento mencionado no título que reuniu grupos de várias regiões do País em Londrina em novembro do ano passado. O vídeo tem direção de Glauco Garcia e edição de Lucas Murari. '


'É uma mostra de resultados. Ele traz imagens das oficinas, entrevistas, depoimentos dos participantes e trechos das peças'', informa Nádia Burk, diretora-geral da Fábrica. Segundo ela, cópias do DVD serão distribuídas a todos os participantes da mostra. Posteriormente o material será disponibilizado no site YouTube. Desde o ano passado, a ONG passou a centralizar as atividades em sua sede, a Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido (que tem amparo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Promic).

Nádia lembra que as primeiras ações cênicas articuladas pelo grupo na cidade causaram estranhamento em algumas comunidades. ''Embora a prática do teatro do oprimido remonte há décadas em Londrina, muitas pessoas desconheciam essa linguagem, que trabalha a arte em prol da cidadania. No começo, muita gente estranhou. Houve episódios em que, ao serem estimuladas a intervir no andamento da peça, algumas pessoas levaram o sentimento de raiva para a cena. Teve até tapas na cara de atores'', conta. ''Hoje em dia, aceitação é tranquila. O intrigante é a expressão das pessoas envolvidas quando vêem suas realidades retratadas nas peças. Tem sido uma experiência mágica'', assinala ela.


Augusto Boal, pai do Teatro do Oprimido, irá festejar 77 anos neste domingo. Pelo conjunto de sua obra, poderá ser um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz, cujo vencedor será anunciado em outubro. Instituído em sua homenagem, o Dia Internacional do Teatro do Oprimido será celebrado por mais de 60 grupos e multiplicadores desta técnica teatral em todo o globo.


Além do Brasil, a rede contará com ações nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Canadá, Dinamarca, Holanda, Suíça, Irlanda, Áustria, Moçambique, Burkina Faso, Paquistão, Índia, Afeganistão, Austrália, Sérvia, Turquia, Croácia, Moldávia e País de Gales.


SERVIÇO - Comemoração do Dia Internacional do Teatro do Oprimido


Quando - Amanhã, a partir de 16h

Onde - Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido (R. Benjamin Constant, 1.137), em Londrina

Quanto - Entrada franca

Mais informações - Tel. (43) 3339-7766
Nelson SatoReportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...